terça-feira, 14 de abril de 2009

Dia 19 é dia do índio

O cocar, feito com penas de pássaros é sinônimo de poder. Você comemora o dia do índio? O que sabe sobre os índios do Brasil? Já esteve em uma tribo? Tem artigos de decoração com este tema em sua casa? Quero saber de vocês? Como poderíamos fazer uma comemoração para quebrar a rotina da casa? Viva o índio!!! Herói ou vilão? Perto da minha casa, tem uma praia, que se chama Camboinhas e tem uma tribo lá. Aliás, minha cidade tem um nome indígena. Niterói significa Paraíso escondido. Chic né? O Araribóia ajudou os portugueses a defender a Baía de Guanabara e ganhou Niterói, minha cidade. Ele virou Martin Afonso, ao se batizar pela igreja católica. Por aqui temos igrejas, construções, ruínas, pedras, estátua, várias coisas que nos remetam aos índios. Então, em Camboinhas, instalou-se uma tribo, querem de volta a terra deles. Vivem em ocas, vendem artesanato...as pessoas ficam com medo, porque uma oca em meio à civilização. Depois de quase 600 anos, ainda não resolvemos nossas questões com os índios. Acontecem que os que vivem na floresta, estão preservados???????? Mas muitos tiveram que aprender a lidar com dinheiro, muitos são seringueiros, enfim. Tem pano pra manga. Só mesmo acompanhando as Impressões Altamirianas, que espero virar livro do Dr. Altamiro Vianna, jovem médico que foi viver em tribos indígenas e manda essas mensagens para a tribo de cá. Você tem informações sobre este tema? Comente por favor. Adoro este tema.

Um comentário:

  1. A cultura indígena deveria ser patrimônio da humaninade. Eu acho uma pena que um país como o nosso, originalmente dos índios, se preocupa apenas em tornar obrigatório nas escolas o ensino da cultura AFRICANA. E por que não a dos índios também?
    E acho que devemos parar com essa idéia de que pra preservar a cultura indígena eles devem viver isolados e sem intervenções. Os japoneses, povo também muito antigo, viveram diversas modificações, mas souberam valorizar sua cultura e adaptá-la à vida moderna. Até hoje, mesmo homens de negócio da moderníssima cidade de Tóquio comem suas marmitas com pauzinhos, por exemplo. Várias pessoas comuns usam quimonos nas festividades, etc. E até exportam a culutra pra outros países (quem nunca ouviu falar de chá verde?!). :)
    Parabéns, eu adorei o artigo! Sou super a favor dos índios!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário que prometo responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...